Professor de Física e Matemática

Minha foto
Amarante, Piauí, Brazil

sábado, 16 de maio de 2020

Curiosidades


Tirinha: Espelhos Esféricos


Tirinhas: Quantidade de Movimento Impulso



Termologia: Equilíbrio Térmico


Paródia: Maria santinha

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: MARIA SANTINHA – WESLEY SAFADÃO
TURMA: 3º ANO

Aulas de física
Eu não entendia nada
E também nem perguntava
Sobre a INTERAÇÃO ELETROSTÁTICA

Um certo dia
O professor me ensinou
Pode ser ATRATIVA ou REPULSIVA
Vai depender do sinal das cargas
CARGAS IGUAIS... É... REPULSÃO...

CARGAS OPOSTAS TEMOS UMA ATRAÇÃO
COM A LEI DE COULOMB
CALCULAMOS ESSA INTERAÇÃO
COM A CONSTANTE ELETROSTÁTICA
FINALIZAMOS A QUESTÃO
APRENDI QUE A FORÇA ELÉTRICA
A DISTÂNCIA IRÁ FAZÊ-LA VARIAR
FORTALECE AO SE APROXIMAR
E ENFRAQUECE AO SE AFASTAR

Aulas de física
Eu não entendia nada
E também nem perguntava
Sobre a INTERAÇÃO ELETROSTÁTICA

Um certo dia
O professor me ensinou
Pode ser ATRATIVA ou REPULSIVA
Vai depender do sinal das cargas

Paródia: Invocada

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: INVOCADA – LUDMILLA & LÉO SANTANA
TURMA: 3º ANO

A ELETROSTÁTICA não pode negar
Nas aulas de física vamos entender
Cargas de sinais iguais tendem a se afastar
Aprendi com o professor Eduardo
Com sinais opostos vão se atrair
Agora tô sabendo o seu valor ELEMENTAR
Te interessa que agora vou falar
E você vai ter que aprender
Só o ELÉTRON é quem pode se mover

A CARGA É CONSERVATIVA
DURANTE A ELETRIZAÇÃO
USAMOS “n” VEZES “e”
PARA UMA QUANTIZAÇÃO
VAMOS ESTUDAR...
A CARGA É CONSERVATIVA
DURANTE A ELETRIZAÇÃO
USAMOS “n” VEZES “e”
PARA UMA QUANTIZAÇÃO

A ELETROSTÁTICA não pode negar
Nas aulas de física vamos entender
Cargas de sinais iguais tendem a se afastar
Aprendi com o professor Eduardo
Com sinais opostos vão se atrair
Agora tô sabendo o seu valor ELEMENTAR
Te interessa que agora vou falar
E você vai ter que aprender
Só o ELÉTRON é quem pode se mover

Paródia: Sweet Candy

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: SWEET CANDY – BANDA REPRISE
TURMA: 2º ANO

Pra entender o que é CALOR
E perceber essa ENERGIA
Temos que observar
O seu comportamento
Como ocorre a propagação
Toda essa interação
Essa ENERGIA em movimento
Que faz variar a TEMPERATURA
Dos corpos ou sistemas
É conhecido por CALOR
ENERGIA em movimento
De um corpo para outro
NA TEMPERATURA

CALOR É FUNDAMENTAL, PARA A VARIAÇÃO
DA ENERGIA CINÉTICA DAS PARTÍCULAS EM VIBRAÇÃO
NA TEMPERATURA
CALOR É FUNDAMENTAL, PARA A VARIAÇÃO
DA ENERGIA CINÉTICA DAS PARTÍCULAS EM VIBRAÇÃO

Pra entender o que é CALOR
E perceber essa ENERGIA
Temos que observar
O seu comportamento
Como ocorre a propagação
Toda essa interação
Essa ENERGIA em movimento
Que faz variar a TEMPERATURA
Dos corpos ou sistemas
É conhecido por CALOR
ENERGIA em movimento
De um corpo para outro

Paródia: Meu abrigo

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: MEU ABRIGO – MELIM 
TURMA: 2º ANO

Vamos aprender
Sobre a Dilatação
De forma Linear
Em uma só dimensão
Já na Superficial
O que há de mudar
É o coeficiente
Que irá duplicar

VOLUMÉTRICA, TRÊS DIMENSÕES
VIRA BRINCADEIRAS NAS AULAS DE FÍSICA
A VARIAÇÃO, SEMPRE É O PRODUTO
TAMANHO INICIAL, COEFICIENTE E TEMPERATURA

Vou aprender Dilatação
Pra minha felicidade
Não vem dizer que é impossível
A Matemática é a base
Durante as aulas
Muita atenção
Olha a avaliação
Vou no YouTube e vejo a revisão 

VOLUMÉTRICA, TRÊS DIMENSÕES
VIRA BRINCADEIRAS NAS AULAS DE FÍSICA
A VARIAÇÃO, SEMPRE É O PRODUTO
TAMANHO INICIAL, COEFICIENTE E TEMPERATURA
VOLUMÉTRICA, TRÊS DIMENSÕES
VIRA BRINCADEIRAS NAS AULAS DE FÍSICA
A VARIAÇÃO, SEMPRE É O PRODUTO
TAMANHO INICIAL, COEFICIENTE E TEMPERATURA

Paródia: A sua maneira

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: A SUA MANEIRA – CAPITAL INICIAL
TURMA: 2º ANO

Em Termologia
O Calor é estudado
Devido a variação, na Temperatura
A energia
Que se é transferida
Mudando assim, o estado da matéria

AO RECEBER CALOR 
O CORPO SE DILATA
DE FORMA LINEAR
ÁREA OU VOLUME

A Temperatura
Se mede com termômetros
Na escala Celsius, Kelvin ou Fahrenheit

AO RECEBER CALOR 
O CORPO SE DILATA
DE FORMA LINEAR
ÁREA OU VOLUME

As dilatações
Acontece de três formas 
Linear, Superficial e Volumétrica
Em todas elas
O processo é igual
Sofre um aumento, o tamanho original

AO RECEBER CALOR 
O CORPO SE DILATA
DE FORMA LINEAR
ÁREA OU VOLUME
AO RECEBER CALOR 
O CORPO SE DILATA
DE FORMA LINEAR
ÁREA OU VOLUME

Paródia: O rei do piseiro

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: O REI DO PISEIRO – VITOR FERNANDES
TURMA: 1º ANO

E joga o livro sobre a mesa
Que a aula já começou
O professor chegou
O professor chegou
E de movimento falou

No MOVIMENTO UNIFORME
A VELOCIDADE é constante
O professor mostrou
O professor mostrou
A turma toda gostou

Movimento PROGRESSIVO
“ΔS” é POSITIVO
Todo mundo entende
O assunto não é difícil
Movimento RETRÓGRADO
“ΔS” é NEGATIVO

Todo mundo aprende
O assunto é atrativo

JOGA UMAS QUESTÕES PRA GENTE ENTRAR NO CLIMA
ARROCHA, ARROCHA, 1º ANO VAI PRA CIMA
JOGA UMAS QUESTÕES PRA GENTE ENTRAR NO CLIMA

ARROCHA, ARROCHA, 1º ANO VAI PRA CIMA
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!

Paródia: Paralisa

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: PARALISA – MC LOMA
TURMA: 1º ANO

Chama a galera, para estudar
Bota o livro sob a mesa
Primeiro ano vai te ensinar
Primeiro ano vai te mostrar
Vamos aprender física
Com o professor lacração

VAI APRESSAR, COM ACELERAÇÃO
VAI PARALISAR, COM DESACELERAÇÃO

No movimento variado
Aceleração constante

VAI APRESSAR, COM ACELERAÇÃO
VAI PARALISAR, COM DESACELERAÇÃO
VAI PARA, PARA
MOVIMENTO RETARDADO
VAI SEGUE, SEGUE
MOVIMENTO ACELERADO

Chama a galera, para estudar
Bota o livro sob a mesa
Primeiro ano vai te ensinar
Primeiro ano vai te mostrar
Vamos aprender física
Com o professor lacração

VAI APRESSAR, COM ACELERAÇÃO
VAI PARALISAR, COM DESACELERAÇÃO

No movimento variado
Aceleração constante

VAI APRESSAR, COM ACELERAÇÃO
VAI PARALISAR, COM DESACELERAÇÃO
VAI PARA, PARA
MOVIMENTO RETARDADO
VAI SEGUE, SEGUE
MOVIMENTO ACELERADO

Paródia: Envolvimento

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: ENVOLVIMENTO – MC LOMA 
TURMA: 1 ANO

O movimento variado eu ensino a vocês. / A VOCÊS.
Eu vou mostrar e vou falar, e ver se aprende de uma vez. / DE UMA VEZ!
Aceleração é constante e na sua mente vai ficar.
Desce ou cai em queda livre / É MOVIMENTO ACELERADO.
O lançamento para cima / É MOVIMENTO RETARDADO.
Desce ou sobe em lançamento/ É MOVIMENTO VARIÁVEL.
Aceleração é constante e na sua mente vai ficar.

ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.

Primeiro ano é sinistro, vem cá que eu vou te ensinar.

A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
ACELERAR OU RETARDAR / ACELERAR OU RETARDAR.

O movimento variado eu ensino a vocês. / A VOCÊS.
Eu vou mostrar e vou falar, e ver se aprende de uma vez. / DE UMA VEZ!
Aceleração é constante e na sua mente vai ficar.
Desce ou cai em queda livre / É MOVIMENTO ACELERADO.
O lançamento para cima / É MOVIMENTO RETARDADO.
Desce ou sobe em lançamento / É MOVIMENTO VARIÁVEL.

Aceleração é constante e na sua mente vai ficar.

ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.

Primeiro ano é sinistro, vem cá que eu vou te ensinar.

A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
ACELERAR OU RETARDAR, / ACELERAR OU RETARDAR

Paródia: Vai malandra

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: VAI MALANDRA – ANITTA 
TURMA: 1º ANO

O movimento / Variável
Vou te ensinar, vem cá / Aprender.
O movimento / Variável
Vou te ensinar, vem cá / Aprender.
Velocidade / Variando
Movimento Acelerado / Ou Retardado.
Velocidade / Variando
Movimento Acelerado / Ou Retardado.

DESCE EM QUEDA LIVRE
ACELERANDO O MOVIMENTO
VAI APRENDER COMIGO QUE:
É FÁCIL, É FÁCIL, É FÁCIL, É FÁCIL.
SOBE EM LANÇAMENTO
RETARDANDO O MOVIMENTO
VAI APRENDER COMIGO QUE:
É FÁCIL, É FÁCIL, É FÁCIL, É FÁCIL.

Não vai mais parar / Na mente vai ficar,
Aceleração constante / A Física vai mostrar.

VELOCIDADE POSITIVA,
O PRIMEIRO ANO VAI TE ENSINAR.
É MUITO FÁCIL É SÓ ENTRAR NA “GINGA”,
QUE NA SUA MENTE VAI FICAR.
VELOCIDADE POSITIVA,
O PRIMEIRO ANO VAI TE ENSINAR.
É MUITO FÁCIL É SÓ ENTRAR NA “GINGA”,
QUE NA SUA MENTE VAI FICAR.

Está no rumo
Estou vendo
Eu ensinando
E você aprendendo
Não para não!

Paródia: Tudo Ok

Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: TUDO OK – WESLEY SAFADÃO
TURMA: 1º, 2º e 3º ANO

É hoje que eu aprendo essa Física de uma vez!
É hoje que eu aprendo essa Física de uma vez!

Caderno, OK
O livro tá OK
A explicação, OK
A atividade tá OK

JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!

É hoje que eu aprendo essa Física de uma vez!
É hoje que eu aprendo essa Física de uma vez!

Caderno, OK
O livro tá OK
A explicação, OK
A atividade tá OK

JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!

Se o assunto complicar, eu vou ter que aprender
Uma aula dessa nunca mais vou esquecer

UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER

Momento humor!


Movimento Uniforme


Mecânica Clássica ou Mecânica Quantica?

A mecânica quântica e a mecânica clássica são duas pedras angulares da física que conhecemos hoje. A mecânica clássica descreve o comportamento de corpos macroscópicos, que têm velocidades relativamente pequenas em comparação com a velocidade da luz. A mecânica quântica descreve o comportamento de corpos microscópicos, que têm altíssimas velocidades como partículas subatômicas, átomos e outros pequenos corpos. Esses dois são os campos mais importantes da física. É vital ter uma compreensão adequada nesses campos, a fim de se destacar em qualquer parte da física.

Problema: Resistores e DDP

Deixe o seu comentário com a resolução desse problema!

Problema: Alavancas

Deixe o seu comentário com a resolução desse problema!

Problema: Escalas Termométricas

Deixe o seu comentário com a resolução desse problema!

Teorias do Conhecimento





Espéctros Atômicos: Série de Balmer

A série de Balmer tem uma grande aplicação na área da astronomia, pois está presente nos espectros de emissão de inúmeros corpos estelares (dada a elevada abundância de hidrogênio no Universo), o que é utilizado para a classificação das estrelas em termos da temperatura da sua superfície com base na intensidade das linhas do espectro de emissão. É, ainda utilizada na detecção de objetos estelares como grupos de galáxias, grupos de estrelas, estrelas de neutrões ou buracos negros e, também, na determinação de distâncias entre galáxias.

Tirinhas: Velocidade Média, Termologia e Eletrostática




Revisa Física: O seu Blog de Física

O lúdico e a tecnologia envolvidos no processo de ensino e aprendizagem na área da Física.
Pode-se mencionar que hoje em dia somos conhecidos como "Nativos Digitais", visto que o meio virtual e tecnológico é o setor natural dessa nova geração, portanto, torna-se indispensável a inclusão das novas mídias digitais dentro dos métodos e processos educativos. Eis, portanto, a justificativa em se querer desenvolver esta proposta de pesquisa e de produto educacional no ensino.

Óptica: Propagação da Luz

Sabemos que quando uma fonte de luz, extensa ou pontual, emite um feixe de luz, onde a mesma passa a se propagar a uma velocidade de 300.000 km/s, no vácuo. Não somente no vácuo, mas a luz também tem a capacidade de se propagar em outros meios materiais. Diferentes meios materiais, como, por exemplo, ar, vidro, água, tijolo, comportam-se de forma distinta ao serem atravessados pelos raios de luz, ou até mesmo impedem a propagação dos raios de luz através de seu interior. Por esse motivo, esses meios são classificados em: Transparente, Translúcido e Opaco.

Resistência Elétrica: 1ª Lei de Ohm

A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo. Imagine um aparelho submetido a uma diferença de potencial (ddp) em que flui uma corrente elétrica de intensidade i. Caso o gráfico da ddp e da corrente seja retilíneo, a resistência do dispositivo independerá da variação da ddp, e esse equipamento será reconhecido como ôhmico.
A diferença de potencial (ddp) é diretamente proporcional ao produto da corrente elétrica pela resistência elétrica, ou seja, U = ri.

Física Moderna: Radiação do Corpo Negro

Todo o corpo emite e absorve radiação. Quando a temperatura do corpo é maior que a do ambiente onde ele está inserido, a taxa de emissão é maior que a taxa de absorção. Quando a temperatura do corpo é menor que a do ambiente onde ele se encontra, a taxa de emissão é menor que a taxa de absorção. Um corpo só não emite Radiação Térmica se sua temperatura for o zero absoluto, ou seja: 0 K (zero Kelvin).
Toda matéria que se encontra em um estado sólido ou líquido, também conhecido como matéria condensada, emite um espectro contínuo de frequências. Ou seja, não existem espaços vazios no espectro.

Dilatação Térmica

Um aumento de temperatura faz com que aumente a vibração e o distanciamento entre os átomos que constituem um corpo sólido. Em consequência disso, ocorre um aumento nas suas dimensões.
Dependendo da dilatação mais significativa em uma determinada dimensão (comprimento, largura e profundidade), a dilatação dos sólidos é classificada em: linear, superficial e volumétrica.

Lei de Lenz

Segundo a lei proposta pelo físico russo Heinrich Lenz, a partir de resultados experimentais, a corrente induzida tem sentido oposto ao sentido da variação do campo magnético que a gera.
  • Se houver diminuição do fluxo magnético, a corrente induzida irá criar um campo magnético com o mesmo sentido do fluxo;
  • Se houver aumento do fluxo magnético, a corrente induzida irá criar um campo magnético com sentido oposto ao sentido do fluxo.
Se usarmos como exemplo, uma espira posta no plano de uma página e a submetermos a um fluxo magnético que tem direção perpendicular à página e com sentido de entrada na folha.
  • Se for positivo, ou seja, se a fluxo magnético aumentar, a corrente induzida terá sentido anti-horário;
  • Se for negativo, ou seja, se a fluxo magnético diminuir, a corrente induzida terá sentido horário.

Calor e Temperatura

A Termodinâmica é a área da Física que estuda diversos fenômenos e sistemas físicos complexos em que podem ocorrer trocas de Calor, transformações de Energia e variações de temperatura. A Termodinâmica é regida por quatro leis. Entropia, Temperatura, Calor e Volume que nos permitem descrever diversos sistemas por meio de variáveis, como pressão, volume, temperatura, calor e entropia.

Movimento Retilíneo Variado

Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
O conceito físico de aceleração, difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.

Movimento Retilíneo Uniforme

Se, ao longo do tempo, este corpo continua se movendo com a mesma velocidade, falamos que seu movimento é uniforme. Assim, a cada intervalo igual de tempo, seu deslocamento espacial será o mesmo. Assim, movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante.

Transformações Gasosas




Dualidade da Luz

O modelo ondulatório proposto por Maxwell, o qual afirma que a luz é uma onda eletromagnética e cujo modelo quântico seria composto por um conjunto de partículas chamadas fótons, nos interessa saber se, afinal, a luz é uma onda ou partícula.
A verdade é que não há uma resposta única para essa pergunta. O correto é dizer que depende do fenômeno, uma vez que a luz ora se comporta como onda, ora como partícula. Portanto, não podemos afirmar nada sobre o que a luz de fato é, mas sim, em como ela se comporta em determinados fenômenos.
Alguns fenômenos físicos como, por exemplo, a interferência e a difração da luz, são explicados pelo modelo ondulatório. Já o efeito fotoelétrico, para ser explicado corretamente, deve fazer uso do modelo quântico de fótons. Desse modo, ambos os modelos são importantes e complementares.
Chamamos de dualidade onda-partícula esse duplo comportamento da luz.
Vale ressaltar que tanto a luz quanto as demais radiações eletromagnéticas não exibem os dois comportamentos simultaneamente. Esse é o Princípio da Complementaridade proposto por Niels Bohr.

Física e Música

A principal característica que diferencia fisicamente uma música de um ruído é sua periodicidade. As músicas, geralmente, são harmônicas, enquanto os ruídos não possuem nenhuma periodicidade.
As músicas são construídas de acordo com escalas precisas de notas musicais, que são repetidas e tocadas sequencialmente com diferentes frequências e alturas. Essas escalas são responsáveis por definir a razão entre as frequências que são emitidas pelos instrumentos musicais. É muito comum ouvirmos músicas que utilizam oitavas, por exemplo. As oitavas são sucessões de duas notas emitidas pelo mesmo instrumento musical, uma com o dobro da frequência da anterior. O uso de oitavas produz uma sensação agradável aos ouvidos humanos e está presente em diversas composições.
Além das oitavas, também é comum encontrarmos, em diversas composições, sequências de tons em proporções como 4/3 ou 3/2.

Gigantes da Física





Relatividade de Einstein

A teoria da relatividade foi uma revolução para o século XX, pois ela provocou inúmeras transformações em conceitos básicos e também proporcionou que fatos importantes, ainda não explicáveis, pudessem ser entendidos. Essa teoria surgiu com o físico alemão Albert Einstein. Nascido em Ulm, Einstein foi um físico e pesquisador muito conhecido por ter proposto a teoria da relatividade, mas também foi ele que explicou corretamente o efeito fotoeletrico, fato esse que possibilitou o desenvolvimento da bomba atômica, mesmo sem ele saber para quais fins se destinava.
A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial. Apesar de formar uma só teoria, elas foram propostas em tempos diferentes, mas ambas trouxeram o conhecimento de que os movimentos do Universo não são absolutos, mas, sim, relativos.

Leis de Kepler

Quando o ser humano iniciou a agricultura, ele necessitou de uma referência para identificar as épocas de plantio e colheita. Ao observar o céu, os nossos ancestrais perceberam que alguns astros descrevem um movimento regular, o que propiciou a eles obter uma noção de tempo e de épocas do ano. Primeiramente, foi concluído que o Sol e os demais planetas observados giravam em torno da Terra. Mas este modelo, chamado de Modelo Geocêntrico, apresentava diversas falhas, que incentivaram o estudo deste sistema por milhares de anos.
Por volta do século XVI, Nicolau Copérnico (1473-1543) apresentou um modelo Heliocêntrico, em que o Sol estava no centro do universo, e os planetas descreviam órbitas circulares ao seu redor. No século XVII, Johanes Kepler (1571-1630) enunciou as leis que regem o movimento planetário, utilizando anotações do astrônomo Tycho Brahe (1546-1601).
Kepler formulou três leis que ficaram conhecidas como Leis de Kepler.

Força Elétrica

Força elétrica é a interação de atração ou repulsão gerada entre duas cargas devido a existência de um campo elétrico ao redor delas.
A capacidade de uma carga criar forças elétricas foi descoberta e estudada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) no final do século XVIII.
Por volta de 1780, Coulomb criou a balança de torção e com esse instrumento demonstrou experimentalmente que a intensidade da força elétrica é diretamente proporcional ao valor das cargas elétricas que interagem e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Reflexão da Luz


Leis de Newton


O seu Blog de Física


Ensino de Fisica

Blog criado para ensinar conceitos da área da Física, de forma lúdica e criativa, por meio de desenhos, tirinhas, jogos e música.