sábado, 16 de maio de 2020
Paródia: Maria santinha
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: MARIA SANTINHA – WESLEY SAFADÃO
TURMA: 3º ANO
Aulas de física
Eu não entendia nada
E também nem perguntava
Sobre a INTERAÇÃO ELETROSTÁTICA
Um certo dia
O professor me ensinou
Pode ser ATRATIVA ou REPULSIVA
Vai depender do sinal das cargas
CARGAS IGUAIS... É... REPULSÃO...
CARGAS OPOSTAS TEMOS UMA ATRAÇÃO
COM A LEI DE COULOMB
CALCULAMOS ESSA INTERAÇÃO
COM A CONSTANTE ELETROSTÁTICA
FINALIZAMOS A QUESTÃO
APRENDI QUE A FORÇA ELÉTRICA
A DISTÂNCIA IRÁ FAZÊ-LA VARIAR
FORTALECE AO SE APROXIMAR
E ENFRAQUECE AO SE AFASTAR
Aulas de física
Eu não entendia nada
E também nem perguntava
Sobre a INTERAÇÃO ELETROSTÁTICA
Um certo dia
O professor me ensinou
Pode ser ATRATIVA ou REPULSIVA
Vai depender do sinal das cargas
Paródia: Invocada
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: INVOCADA – LUDMILLA & LÉO SANTANA
TURMA: 3º ANO
A ELETROSTÁTICA não pode negar
Nas aulas de física vamos entender
Cargas de sinais iguais tendem a se afastar
Aprendi com o professor Eduardo
Com sinais opostos vão se atrair
Agora tô sabendo o seu valor ELEMENTAR
Te interessa que agora vou falar
E você vai ter que aprender
Só o ELÉTRON é quem pode se mover
A CARGA É CONSERVATIVA
DURANTE A ELETRIZAÇÃO
USAMOS “n” VEZES “e”
PARA UMA QUANTIZAÇÃO
VAMOS ESTUDAR...
A CARGA É CONSERVATIVA
DURANTE A ELETRIZAÇÃO
USAMOS “n” VEZES “e”
PARA UMA QUANTIZAÇÃO
A ELETROSTÁTICA não pode negar
Nas aulas de física vamos entender
Cargas de sinais iguais tendem a se afastar
Aprendi com o professor Eduardo
Com sinais opostos vão se atrair
Agora tô sabendo o seu valor ELEMENTAR
Te interessa que agora vou falar
E você vai ter que aprender
Só o ELÉTRON é quem pode se mover
Paródia: Sweet Candy
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: SWEET CANDY – BANDA REPRISE
TURMA: 2º ANO
Pra entender o que é CALOR
E perceber essa ENERGIA
Temos que observar
O seu comportamento
Como ocorre a propagação
Toda essa interação
Essa ENERGIA em movimento
Que faz variar a TEMPERATURA
Dos corpos ou sistemas
É conhecido por CALOR
ENERGIA em movimento
De um corpo para outro
NA TEMPERATURA
CALOR É FUNDAMENTAL, PARA A VARIAÇÃO
DA ENERGIA CINÉTICA DAS PARTÍCULAS EM VIBRAÇÃO
NA TEMPERATURA
CALOR É FUNDAMENTAL, PARA A VARIAÇÃO
DA ENERGIA CINÉTICA DAS PARTÍCULAS EM VIBRAÇÃO
Pra entender o que é CALOR
E perceber essa ENERGIA
Temos que observar
O seu comportamento
Como ocorre a propagação
Toda essa interação
Essa ENERGIA em movimento
Que faz variar a TEMPERATURA
Dos corpos ou sistemas
É conhecido por CALOR
ENERGIA em movimento
De um corpo para outro
Paródia: Meu abrigo
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: MEU ABRIGO – MELIM
TURMA: 2º ANO
Vamos aprender
Sobre a Dilatação
De forma Linear
Em uma só dimensão
Já na Superficial
O que há de mudar
É o coeficiente
Que irá duplicar
VOLUMÉTRICA, TRÊS DIMENSÕES
VIRA BRINCADEIRAS NAS AULAS DE FÍSICA
A VARIAÇÃO, SEMPRE É O PRODUTO
TAMANHO INICIAL, COEFICIENTE E TEMPERATURA
Vou aprender Dilatação
Pra minha felicidade
Não vem dizer que é impossível
A Matemática é a base
Durante as aulas
Muita atenção
Olha a avaliação
Vou no YouTube e vejo a revisão
VOLUMÉTRICA, TRÊS DIMENSÕES
VIRA BRINCADEIRAS NAS AULAS DE FÍSICA
A VARIAÇÃO, SEMPRE É O PRODUTO
TAMANHO INICIAL, COEFICIENTE E TEMPERATURA
VOLUMÉTRICA, TRÊS DIMENSÕES
VIRA BRINCADEIRAS NAS AULAS DE FÍSICA
A VARIAÇÃO, SEMPRE É O PRODUTO
TAMANHO INICIAL, COEFICIENTE E TEMPERATURA
Paródia: A sua maneira
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: A SUA MANEIRA – CAPITAL INICIAL
TURMA: 2º ANO
Em Termologia
O Calor é estudado
Devido a variação, na Temperatura
A energia
Que se é transferida
Mudando assim, o estado da matéria
AO RECEBER CALOR
O CORPO SE DILATA
DE FORMA LINEAR
ÁREA OU VOLUME
A Temperatura
Se mede com termômetros
Na escala Celsius, Kelvin ou Fahrenheit
AO RECEBER CALOR
O CORPO SE DILATA
DE FORMA LINEAR
ÁREA OU VOLUME
As dilatações
Acontece de três formas
Linear, Superficial e Volumétrica
Em todas elas
O processo é igual
Sofre um aumento, o tamanho original
AO RECEBER CALOR
O CORPO SE DILATA
DE FORMA LINEAR
ÁREA OU VOLUME
AO RECEBER CALOR
O CORPO SE DILATA
DE FORMA LINEAR
ÁREA OU VOLUME
Paródia: O rei do piseiro
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: O REI DO PISEIRO – VITOR FERNANDES
TURMA: 1º ANO
E joga o livro sobre a mesa
Que a aula já começou
O professor chegou
O professor chegou
E de movimento falou
No MOVIMENTO UNIFORME
A VELOCIDADE é constante
O professor mostrou
O professor mostrou
A turma toda gostou
Movimento PROGRESSIVO
“ΔS” é POSITIVO
Todo mundo entende
O assunto não é difícil
Movimento RETRÓGRADO
“ΔS” é NEGATIVO
Todo mundo aprende
O assunto é atrativo
JOGA UMAS QUESTÕES PRA GENTE ENTRAR NO CLIMA
ARROCHA, ARROCHA, 1º ANO VAI PRA CIMA
JOGA UMAS QUESTÕES PRA GENTE ENTRAR NO CLIMA
ARROCHA, ARROCHA, 1º ANO VAI PRA CIMA
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
É 10, É 10, É 10 NA PROVA!
JOGA, JOGA, JOGA QUESTÕES PRA REFORÇAR!
Paródia: Paralisa
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: PARALISA – MC LOMA
TURMA: 1º ANO
Chama a galera, para estudar
Bota o livro sob a mesa
Primeiro ano vai te ensinar
Primeiro ano vai te mostrar
Vamos aprender física
Com o professor lacração
VAI APRESSAR, COM ACELERAÇÃO
VAI PARALISAR, COM DESACELERAÇÃO
No movimento variado
Aceleração constante
VAI APRESSAR, COM ACELERAÇÃO
VAI PARALISAR, COM DESACELERAÇÃO
VAI PARA, PARA
MOVIMENTO RETARDADO
VAI SEGUE, SEGUE
MOVIMENTO ACELERADO
Chama a galera, para estudar
Bota o livro sob a mesa
Primeiro ano vai te ensinar
Primeiro ano vai te mostrar
Vamos aprender física
Com o professor lacração
VAI APRESSAR, COM ACELERAÇÃO
VAI PARALISAR, COM DESACELERAÇÃO
No movimento variado
Aceleração constante
VAI APRESSAR, COM ACELERAÇÃO
VAI PARALISAR, COM DESACELERAÇÃO
VAI PARA, PARA
MOVIMENTO RETARDADO
VAI SEGUE, SEGUE
MOVIMENTO ACELERADO
Paródia: Envolvimento
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: ENVOLVIMENTO – MC LOMA
TURMA: 1 ANO
O movimento variado eu ensino a vocês. / A VOCÊS.
Eu vou mostrar e vou falar, e ver se aprende de uma vez. / DE UMA VEZ!
Aceleração é constante e na sua mente vai ficar.
Desce ou cai em queda livre / É MOVIMENTO ACELERADO.
O lançamento para cima / É MOVIMENTO RETARDADO.
Desce ou sobe em lançamento/ É MOVIMENTO VARIÁVEL.
Aceleração é constante e na sua mente vai ficar.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
Primeiro ano é sinistro, vem cá que eu vou te ensinar.
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
ACELERAR OU RETARDAR / ACELERAR OU RETARDAR.
O movimento variado eu ensino a vocês. / A VOCÊS.
Eu vou mostrar e vou falar, e ver se aprende de uma vez. / DE UMA VEZ!
Aceleração é constante e na sua mente vai ficar.
Desce ou cai em queda livre / É MOVIMENTO ACELERADO.
O lançamento para cima / É MOVIMENTO RETARDADO.
Desce ou sobe em lançamento / É MOVIMENTO VARIÁVEL.
Aceleração é constante e na sua mente vai ficar.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
ACELERAR, ACELERAR, ACELERAR OU RETARDAR.
Primeiro ano é sinistro, vem cá que eu vou te ensinar.
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
A DESCER OU SUBIR, ACELERAR OU RETARDAR
ACELERAR OU RETARDAR, / ACELERAR OU RETARDAR
Paródia: Vai malandra
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: VAI MALANDRA – ANITTA
TURMA: 1º ANO
O movimento / Variável
Vou te ensinar, vem cá / Aprender.
O movimento / Variável
Vou te ensinar, vem cá / Aprender.
Velocidade / Variando
Movimento Acelerado / Ou Retardado.
Velocidade / Variando
Movimento Acelerado / Ou Retardado.
DESCE EM QUEDA LIVRE
ACELERANDO O MOVIMENTO
VAI APRENDER COMIGO QUE:
É FÁCIL, É FÁCIL, É FÁCIL, É FÁCIL.
SOBE EM LANÇAMENTO
RETARDANDO O MOVIMENTO
VAI APRENDER COMIGO QUE:
É FÁCIL, É FÁCIL, É FÁCIL, É FÁCIL.
Não vai mais parar / Na mente vai ficar,
Aceleração constante / A Física vai mostrar.
VELOCIDADE POSITIVA,
O PRIMEIRO ANO VAI TE ENSINAR.
É MUITO FÁCIL É SÓ ENTRAR NA “GINGA”,
QUE NA SUA MENTE VAI FICAR.
VELOCIDADE POSITIVA,
O PRIMEIRO ANO VAI TE ENSINAR.
É MUITO FÁCIL É SÓ ENTRAR NA “GINGA”,
QUE NA SUA MENTE VAI FICAR.
Está no rumo
Estou vendo
Eu ensinando
E você aprendendo
Não para não!
Paródia: Tudo Ok
Paródia de Física
Prof. esp. C Eduardo L de Carvalho
Música: TUDO OK – WESLEY SAFADÃO
TURMA: 1º, 2º e 3º ANO
É hoje que eu aprendo essa Física de uma vez!
É hoje que eu aprendo essa Física de uma vez!
Caderno, OK
O livro tá OK
A explicação, OK
A atividade tá OK
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
É hoje que eu aprendo essa Física de uma vez!
É hoje que eu aprendo essa Física de uma vez!
Caderno, OK
O livro tá OK
A explicação, OK
A atividade tá OK
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
JOGA, JOGA MAIS QUESTÕES
QUE AGORA EU SEI COMO SE FEZ!
Se o assunto complicar, eu vou ter que aprender
Uma aula dessa nunca mais vou esquecer
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
UMA AULA DESSA NUNCA MAIS VOU ESQUECER
Mecânica Clássica ou Mecânica Quantica?
A mecânica quântica e a mecânica clássica são duas pedras angulares da
física que conhecemos hoje. A mecânica clássica descreve o comportamento
de corpos macroscópicos, que têm velocidades relativamente pequenas em
comparação com a velocidade da luz. A mecânica quântica descreve o
comportamento de corpos microscópicos, que têm altíssimas velocidades como partículas subatômicas,
átomos e outros pequenos corpos. Esses dois são os campos mais
importantes da física. É vital ter uma compreensão adequada nesses
campos, a fim de se destacar em qualquer parte da física.
Espéctros Atômicos: Série de Balmer
A série de Balmer tem uma grande aplicação na área da astronomia, pois
está presente nos espectros de emissão de inúmeros corpos estelares
(dada a elevada abundância de hidrogênio no Universo), o que é utilizado
para a classificação das estrelas em termos da temperatura da sua
superfície com base na intensidade das linhas do espectro de emissão. É,
ainda utilizada na detecção de objetos estelares como grupos de
galáxias, grupos de estrelas, estrelas de neutrões ou buracos negros e,
também, na determinação de distâncias entre galáxias.
Revisa Física: O seu Blog de Física
O lúdico e a tecnologia envolvidos no processo de ensino e aprendizagem na área da Física.
Pode-se mencionar que hoje em dia somos conhecidos como "Nativos Digitais", visto que o meio virtual e tecnológico é o setor natural dessa nova geração, portanto, torna-se indispensável a inclusão das novas mídias digitais dentro dos métodos e processos educativos. Eis, portanto, a justificativa em se querer desenvolver esta proposta de pesquisa e de produto educacional no ensino.
Óptica: Propagação da Luz
Sabemos que quando uma fonte de luz, extensa ou pontual, emite um feixe
de luz, onde a mesma passa a se propagar a uma velocidade de
300.000 km/s, no vácuo. Não somente no vácuo, mas a luz também tem a
capacidade de se propagar em outros meios materiais. Diferentes meios materiais,
como, por exemplo, ar, vidro, água, tijolo, comportam-se de forma
distinta ao serem atravessados pelos raios de luz, ou até mesmo impedem a
propagação dos raios de luz através de seu interior. Por esse motivo,
esses meios são classificados em: Transparente, Translúcido e Opaco.
Resistência Elétrica: 1ª Lei de Ohm
A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica
que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional
à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo. Imagine um
aparelho submetido a uma diferença de potencial (ddp) em que flui uma
corrente elétrica de intensidade i. Caso o gráfico da ddp e da corrente
seja retilíneo, a resistência do dispositivo independerá da variação da
ddp, e esse equipamento será reconhecido como ôhmico.
A diferença de potencial (ddp) é diretamente proporcional ao produto da corrente elétrica pela resistência elétrica, ou seja, U = ri.
Física Moderna: Radiação do Corpo Negro
Todo o corpo emite e absorve radiação. Quando a
temperatura do corpo é maior que a do ambiente onde ele está inserido, a
taxa de emissão é maior que a taxa de absorção. Quando a temperatura do
corpo é menor que a do ambiente onde ele se encontra, a taxa de emissão
é menor que a taxa de absorção. Um corpo só não emite Radiação Térmica se sua temperatura for o zero absoluto, ou seja: 0 K (zero Kelvin).
Toda matéria que se encontra em um estado sólido ou líquido, também
conhecido como matéria condensada, emite um espectro contínuo de
frequências. Ou seja, não existem espaços vazios no espectro.
Dilatação Térmica
Um aumento de temperatura faz com que aumente a vibração e o
distanciamento entre os átomos que constituem um corpo sólido. Em
consequência disso, ocorre um aumento nas suas dimensões.
Dependendo
da dilatação mais significativa em uma determinada dimensão
(comprimento, largura e profundidade), a dilatação dos sólidos é
classificada em: linear, superficial e volumétrica.
Lei de Lenz
Segundo a lei proposta pelo físico russo Heinrich
Lenz, a partir de resultados experimentais, a corrente induzida tem
sentido oposto ao sentido da variação do campo magnético que a gera.
- Se houver diminuição do fluxo magnético, a corrente induzida irá criar um campo magnético com o mesmo sentido do fluxo;
- Se houver aumento do fluxo magnético, a corrente induzida irá criar um campo magnético com sentido oposto ao sentido do fluxo.
Se usarmos como exemplo, uma espira posta no
plano de uma página e a submetermos a um fluxo magnético que tem direção
perpendicular à página e com sentido de entrada na folha.
- Se for positivo, ou seja, se a fluxo magnético aumentar, a corrente induzida terá sentido anti-horário;
- Se for negativo, ou seja, se a fluxo magnético diminuir, a corrente induzida terá sentido horário.
Calor e Temperatura
A Termodinâmica é a área da Física que estuda diversos fenômenos e sistemas físicos complexos em que podem ocorrer trocas de Calor, transformações de Energia e variações de temperatura. A Termodinâmica é regida por quatro leis. Entropia, Temperatura, Calor e Volume que nos permitem descrever diversos sistemas por meio de variáveis, como pressão, volume, temperatura, calor e entropia.
Movimento Retilíneo Variado
Também conhecido como movimento acelerado,
consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o
móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for
sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um
Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento
Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e
diferente de zero.
O conceito físico de aceleração, difere um
pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa
basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também
menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos
referindo a um aumento na velocidade.
Movimento Retilíneo Uniforme
Se, ao longo do tempo, este corpo continua se movendo com a mesma
velocidade, falamos que seu movimento é uniforme. Assim, a cada
intervalo igual de tempo, seu deslocamento espacial será o mesmo. Assim,
movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um
movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao
longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante.
Dualidade da Luz
O modelo ondulatório proposto por Maxwell, o qual
afirma que a luz é uma onda eletromagnética e cujo modelo quântico
seria composto por um conjunto de partículas chamadas fótons, nos
interessa saber se, afinal, a luz é uma onda ou partícula.
A verdade é que não há uma resposta única para
essa pergunta. O correto é dizer que depende do fenômeno, uma vez que a
luz ora se comporta como onda, ora como partícula. Portanto, não
podemos afirmar nada sobre o que a luz de fato é, mas sim, em como ela
se comporta em determinados fenômenos.
Alguns fenômenos físicos como, por exemplo, a
interferência e a difração da luz, são explicados pelo modelo
ondulatório. Já o efeito fotoelétrico, para ser explicado corretamente,
deve fazer uso do modelo quântico de fótons. Desse modo, ambos os
modelos são importantes e complementares.
Chamamos de dualidade onda-partícula esse duplo comportamento da luz.
Vale ressaltar que tanto a luz quanto as demais
radiações eletromagnéticas não exibem os dois comportamentos
simultaneamente. Esse é o Princípio da Complementaridade proposto por Niels Bohr.
Física e Música
A principal característica que diferencia
fisicamente uma música de um ruído é sua periodicidade. As músicas,
geralmente, são harmônicas, enquanto os ruídos não possuem nenhuma
periodicidade.
As músicas são construídas de acordo com escalas precisas de notas musicais, que são repetidas e tocadas sequencialmente com diferentes frequências e alturas. Essas escalas são responsáveis por definir a razão entre as frequências que são emitidas pelos instrumentos musicais. É muito comum ouvirmos músicas que utilizam oitavas, por exemplo. As oitavas são sucessões de duas notas emitidas pelo mesmo instrumento musical, uma com o dobro
da frequência da anterior. O uso de oitavas produz uma sensação
agradável aos ouvidos humanos e está presente em diversas composições.
Além das oitavas, também é comum encontrarmos, em diversas composições, sequências de tons em proporções como 4/3 ou 3/2.
Relatividade de Einstein
A teoria da relatividade foi uma
revolução para o século XX, pois ela provocou inúmeras transformações em
conceitos básicos e também proporcionou que fatos importantes, ainda
não explicáveis, pudessem ser entendidos. Essa teoria surgiu com o
físico alemão Albert Einstein.
Nascido em Ulm, Einstein foi um físico e pesquisador muito conhecido
por ter proposto a teoria da relatividade, mas também foi ele que
explicou corretamente o efeito fotoeletrico, fato esse que possibilitou o desenvolvimento da bomba atômica, mesmo sem ele saber para quais fins se destinava.
A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral,
que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial. Apesar de formar
uma só teoria, elas foram propostas em tempos diferentes, mas ambas
trouxeram o conhecimento de que os movimentos do Universo não são
absolutos, mas, sim, relativos.
Leis de Kepler
Quando o ser humano iniciou a agricultura, ele necessitou de uma referência para identificar as épocas de plantio e colheita. Ao observar o céu, os nossos ancestrais
perceberam que alguns astros descrevem um movimento regular, o que
propiciou a eles obter uma noção de tempo e de épocas do ano. Primeiramente, foi concluído que o Sol e os
demais planetas observados giravam em torno da Terra. Mas este modelo,
chamado de Modelo Geocêntrico, apresentava diversas falhas, que
incentivaram o estudo deste sistema por milhares de anos.
Por volta do século XVI, Nicolau Copérnico
(1473-1543) apresentou um modelo Heliocêntrico, em que o Sol estava no
centro do universo, e os planetas descreviam órbitas circulares ao seu
redor. No século XVII, Johanes Kepler (1571-1630)
enunciou as leis que regem o movimento planetário, utilizando anotações
do astrônomo Tycho Brahe (1546-1601).
Kepler formulou três leis que ficaram conhecidas como Leis de Kepler.
Força Elétrica
Força elétrica é a interação de atração ou repulsão gerada entre duas
cargas devido a existência de um campo elétrico ao redor delas.
A
capacidade de uma carga criar forças elétricas foi descoberta e
estudada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) no
final do século XVIII.
Por volta de 1780, Coulomb criou a balança
de torção e com esse instrumento demonstrou experimentalmente que a
intensidade da força elétrica é diretamente proporcional ao valor das
cargas elétricas que interagem e inversamente proporcional ao quadrado
da distância que as separa.
Ensino de Fisica
Blog criado para ensinar conceitos da área da Física, de forma lúdica e criativa, por meio de desenhos, tirinhas, jogos e música.
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